II JORNADAS DINISIANAS - Júlio Dinis – um escritor-médico ou um médico-escritor: A ciência na obra dinisiana turma 12.C.0.1
Apresentação
Promovidas pela Câmara Municipal de Ovar, pelo Agrupamento de Escolas de Ovar Sul e produzidas pelo Museu Júlio Dinis – Uma Casa Ovarense, as II Jornadas Dinisianas inserem-se num conjunto de iniciativas de leitura, reflexão, investigação e divulgação da obra dinisiana, em particular das narrativas do chamado “período vareiro”, surgidas na sequência da sua estadia em Ovar (maio/setembro de 1863), onde desenvolveu um projeto literário que visou retratar o Portugal do seu tempo. Na segunda edição das Jornadas Dinisianas, será abordada a temática da ciência na obra de Júlio Dinis, refletindo acerca da formação positivista do escritor portuense e a influência dessa formação na sua produção literária. Na passagem por Ovar, recolheu Júlio Dinis tipos sociais, costumes, tradições, expressões e espaços que lhe permitiram fazer o retrato de uma época, revelando-se, por isso, o potencial pedagógico-didático da sua obra, tanto para as disciplinas de Português, Literatura Portuguesa, Geografia, História e Cidadania e Desenvolvimento como para a promoção das DAC. Para tal, propõe-se um conjunto de atividades formativas que partem do contexto de produção e de algumas linhas temáticas da obra de Júlio Dinis, abordadas do ponto de vista literário, histórico, sociológico, económico, político e científico.
Destinatários
Professores dos grupos 200, 300 e 400
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 200, 300 e 400. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 200, 300 e 400.
Objetivos
• Promover o aperfeiçoamento das competências profissionais dos docentes dos grupos de recrutamento-alvo, aprofundando conhecimentos e práticas específicos das suas disciplinas e de carácter interdisciplinar. • Refletir acerca do valor literário, histórico, científico e sociológico da obra de Júlio Dinis, enquanto expressão da transição entre o Romantismo e o Realismo e enquanto projeto literário que visou retratar o Portugal de Oitocentos. • Promover novas leituras da obra dinisiana, destacando a atualidade das temáticas abordadas, com particular destaque para a(s) ciência(s). • Estimular o uso de texto literário em contexto educativo, explorando as suas potencialidades enquanto texto complexo com pluralidade semântica. Identificar na obra dinisiana marcas da passagem de Júlio Dinis por Ovar, reconhecendo o seu relevo para o desenvolvimento de DAC sobre o património e a identidade vareiros.
Conteúdos
Nas II Jornadas Dinisianas, serão abordados, com a presença de especialistas convidados, os seguintes conteúdos: • A leitura literária em contexto escolar; • Portugal no século XIX: • Liberalismo e Regeneração; • Mundo rural e mundo urbano; • Ciência e modernização; • Higienismo e alienismo; • Positivismo e educação. • A obra de Júlio Dinis: • Marcas românticas e marcas realistas; • O “período vareiro” e o projeto literário dinisiano; • As temáticas privilegiadas; • O escritor-médico e o médico-escritor; • O Herbário de Júlio Dinis.
Metodologias
As II Jornadas Dinisianas serão organizadas em: - cinco comunicações, seguidas de debates sobre os temas abordados; - uma visita comentada (Casa-Museu Egas Moniz – Avanca: “Egas Moniz: o homem, o médico, o investigador”); - um almoço dinisiano comentado; - um concerto. Em todas as atividades serão proporcionados momentos de reflexão, discussão e partilha de conhecimentos e experiências dos formandos sobre as temáticas abordadas assim como a sua pertinência e potencial pedagógico-didático em contexto escolar.
Avaliação
A avaliação dos formandos terá em consideração os seguintes parâmetros: Assiduidade: obrigatoriedade de frequência de dois terços das horas de formação; Participação ativa nas atividades propostas, discussão e reflexão acerca das temáticas abordadas; Reflexão individual acerca dos trabalhos das Jornadas e sua pertinência pedagógico-didática (relatório escrito individual). A avaliação final será expressa na escala de 1 a 10, conforma determinado na Carta Circular CCPF – 3/2007 – Setembro de 2007, com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores – Insuficiente; 5 a 6,4 valores – Regular; 6,5 a 7,9 valores – Bom; 8,0 a 8,9 valores – Muito bom; 9,0 a 10 valores – Excelente.
Bibliografia
ABREU, Carmen Matos. Júlio Dinis - representações romanescas do corpo psicológico e social : influência e interferência da literatura inglesa. Tese de Doutoramento em Literaturas e Culturas Românicas – especialidade de Literatura Portuguesa. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2010. GRIEBEN, Fernanda Alves Afonso. Ovar no percurso literário dinisiano [em linha]. [S.l.][s.n.], 2018. LEPECKI, Maria Lúcia. Romantismo e realismo na obra de Júlio Dinis. Biblioteca Breve/Volume 39. Instituto de Cultura e Língua Portuguesa - Secretaria de Estado da Cultura - Presidência do Conselho de Ministros, 1979 (1.ª edição). LIMA, Isabel Pires de. “Júlio Dinis: o romance rosa moderno”. In O tripeiro, série nova, ano 8, n.º 11/12. Porto: Associação Comercial do Porto, 1989, p. 322-329. MONTEIRO, Ofélia Paiva. «O período literário romântico: Unidade e diversidade». In MACHADO, Álvaro Manuel. História da Literatura Portuguesa: O Romantismo, Vol. IV, Mem-Martins: Alfa, 2003.
Formador
Ana Maria Teixeira Soares Ferreira
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 14-11-2025 (Sexta-feira) | 14:00 - 19:00 | 5:00 | Presencial |
| 2 | 15-11-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
| 3 | 15-11-2025 (Sábado) | 13:00 - 19:00 | 6:00 | Presencial |