430

Ciclo de Conferências: Neurociências e Inteligência Artificial na Educação II turma 02.ACD.25/26

Apresentação

A promoção do sucesso escolar é uma prioridade constante das políticas educativas, sustentada em práticas pedagógicas e na investigação científica. Neste âmbito, as Neurociências têm vindo a ganhar relevância ao oferecerem contributos fundamentais para compreender os processos cognitivos envolvidos na aprendizagem e desenvolver estratégias pedagógicas mais eficazes, ajustadas às necessidades de cada aluno. Paralelamente, emerge o desafio de integrar criticamente a Inteligência Artificial (IA) na Educação. A rápida evolução tecnológica levanta questões essenciais sobre o papel do professor, o impacto da IA na criatividade e autonomia dos alunos, e o envolvimento das famílias na mediação digital. Este Ciclo de Conferências visa, assim, responder a estas preocupações, promovendo uma reflexão informada e atual sobre os contributos da Ciência e da Tecnologia para a Educação do século XXI. A ação insere-se no plano de atividades da entidade proponente como uma resposta estratégica às necessidades formativas da comunidade educativa local, alinhada com os desafios contemporâneos da prática docente.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Objetivos

Analisar o impacto do uso da Inteligência Artificial no desenvolvimento da criatividade e autonomia dos alunos no processo de aprendizagem. Refletir sobre o papel das famílias na educação digital e adquirir estratégias para apoiar os jovens na gestão saudável da tecnologia e da informação. Debater os desafios e as competências essenciais para professores e alunos numa escola em transformação, face às exigências do século XXI.

Conteúdos

A ação de formação integra sessões de natureza teórico-prática, dinamizadas por especialistas convidados, com enfoque nas seguintes áreas de conhecimento: Impacto da IA nas competências dos alunos: reflexão sobre a influência da Inteligência Artificial no desenvolvimento da criatividade, autonomia e pensamento crítico dos alunos; Famílias na era digital: estratégias de capacitação parental para orientar e apoiar os jovens na utilização consciente e equilibrada das tecnologias digitais; Escola do século XXI: análise prospetiva sobre os desafios da Educação no contexto atual, com foco nas competências-chave dos professores e alunos para uma escola em transformação.

Metodologias

A metodologia assenta na articulação entre exposições teóricas realizadas por especialistas convidados e espaços de debate, reflexão e partilha de práticas, que promovam a participação ativa dos formandos. Estes momentos visam fomentar a apropriação crítica de conhecimentos científicos atualizados e a sua aplicação na prática pedagógica, com vista à promoção do sucesso escolar dos alunos. As sessões incluirão o uso de recursos multimédia e suportes visuais, incentivando a interação entre os participantes, a colocação de questões, a troca de experiências e a construção conjunta de novas abordagens educativas.

Observações

Manta, A. (2015). Motivar os Filhos para o Estudo. Clube do Autor Manta, A. (2020). Adolescentes offline: como educar na era digital. Clube do Autor. Silva, F., Dias, J., Silva, S., Bem-Haja, P., Silva, C. F., & Soares, S. C. (2018). Unconscious influence over executive control: Absence of conflict detection and adaptation. Consciousness and cognition, 63, 110-122. https://doi.org/10.1016/j.concog.2018.06.006 Santos, I. M., Silva, A., Bem-Haja, P., Rosa, C., Cerri, L., Queiroz, D. F., Barroso, T., Alves, M. F., & Silva, C. F. (2022). The impact of sleep on face recognition memory: A scoping review. Brain Sciences, 12(10), 1385.

A inscrição no evento é realizada através do link disponibilizado pelo Município (1.º passo). Para efeitos de certificação os docentes deverão realizar o registo como formandos na plataforma do Centro de Formação Intermunicipal de Estarreja, Murtosa e Ovar (2.º passo), caso ainda não possuam conta. A certificação implica a presença do docente na totalidade das horas, sendo esta validada através de assinatura na respetiva folha de presença.

Formador

Ana Maria Teixeira Soares Ferreira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 13-09-2025 (Sábado) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
Início: 13-09-2025
Fim: 13-09-2025
Acreditação: 02.ACD.25/26
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola de Artes e Ofícios de Ovar