327

PIC.TIC 24 – Programação, Inovação & Criatividade turma T1-21.23/24

Apresentação

O Encontro PIC.TIC realiza-se anualmente desde 2016. Tem como principal objetivo promover um encontro anual de professores, sobretudo os do 1.º CEB e Educadores de Infância, em torno do aprofundamento de conhecimentos nas áreas da criatividade, programação, gamificação, narrativas digitais e animação com as TIC. Do ponto de vista mais operativo, este encontro permite a criação de um espaço estimulante de partilha e debate, para intercâmbio de ideias e realidades relacionadas com o seu quotidiano nas escolas, assim como a possibilidade de propiciar aos participantes novas experiências com o digital para acompanhar a evolução nesta área e poder potenciar novas práticas educativas. Tendo sempre presente a preocupação com a cidadania digital e a educação para a utilização consciente e esclarecida da internet, nestes encontros são abordados temas como, por exemplo, as tecnologias emergentes como a realidade virtual, aumentada e Inteligência artificial.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Promover um encontro anual de professores, sobretudo os do 1.º CEB e Educadores de Infância, em torno do aprofundamento de conhecimentos nas áreas da criatividade, programação, gamificação, narrativas digitais e animação com as TIC.

Conteúdos

• Recursos educativos digitais com Vidnoz AI; • Robótica educativa com o robô VinciBot; • Criação de Cenários de Aprendizagem com recurso à ferramenta CAMEE; • A compreensão de histórias com recurso a robôs em alunos com necessidades educativas especiais; • Utilização de ferramentas de IA em contexto educativo; • A robótica educativa no ensino básico (1.º e 2.º CEB); • Práticas de avaliação com suporte digital - intuitivo.pt; • Laboratório dos Sentidos; • Integração da IA nos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico; • Google Earth; • Recursos híbridos para o desenvolvimento do pensamento computacional na Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico; • Atividades de programação e robótica com Micro:Bit e robot Maqueen; • Desenvolvimento de jogos pedagógicos com Scratch; • Criar histórias e jogos com o OctoStudio; • Robótica e Matemática: Robô desenhador em tarefas de Geometria no plano.

Metodologias

Conferência principal Sessões paralelas de workshops

Formador

Susana Márcia da Graça Senos

Valor: 8.00€
Início: 04-05-2024
Fim: 04-05-2024
Acreditação: ACD 21.23/24
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Escola Secundária Dr. José Macedo Fragateiro

INSCREVER-ME